domingo, 31 de janeiro de 2016

Fábulas

E se as fábulas que conhecemos fossem obrigadas a vir para o nosso mundo?
Fábulas - Volume 1 (06/2012)

E se alguém te contasse que o “Principe Encantado” não era tão legal assim? Que a Branca de Neve é uma bem-sucedida administradora de uma cidade onde o Xerife é ninguém menos que o “Lobo Mau”? E que as fábulas que conhecemos hoje moram em um bairro de Nova York?
Esse é o universo construído por Bill Willingham ao longo de Fábulas. Trata-se de uma série divertida e inovadora (surgida MUITO antes de Once Upon a Time), lançada em tempos idos pela Devir e relançada em encadernados pela Panini. Como eu quase não gosto de alimentar confusões, digo logo que o próprio autor da serie em quadrinhos diz que não houve plágio por parte da série de TV... (http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/once-upon-time-x-fabulas-escritor-da-hq-diz-que-nao-ve-plagio-no-seriado/)
Depois de ouvir como sugestão de um amigo, aproveitei o relançamento desses encadernados e consegui comprar a número 1. Rapaz... que revista excelente!!!!!! Com desenhos muito bem feitos e com uma história cheia de reviravoltas e intrigas, Willingham vai construindo um universo onde vemos nossas tão conhecidas fábulas transformarem-se em realidade em plena Nova York.
E, um ponto excelente dessa obra é que, a medida em que os personagens vão sendo introduzidos na história, podemos observar que eles são bons, maus manipuladores, engraçados... E que, aquilo que sabemos deles das fábulas é apenas parte de suas histórias...
Nas páginas da Panini, Fábulas está em seu penúltimo capítulo (do qual não vou dar spoilers), além de uma série de Spin-offs bastante interessantes, como a série João das Fábulas (aquele do pé de feijão...).
Spin-Off - João das Fábulas
A série trata de explicar como as fábulas vieram parar em New York, como conviver com seus poderes no meio dos Mundanos (assim são chamados aqueles que não são fábulas), e sua busca para voltar para casa, as chamadas Terras Natais. Para tanto, ao longo de cada revista, revistamos grandes personagens, como Os Três Porquinhos, O Príncipe Encantado (que não parece ser exatamente aquilo que foi imaginado nas histórias...), Simbad, Branca de Neve, Cinderela, João e Maria, Pinóquio e Gepeto, entre outras dezenas de fábulas mais ou menos conhecidas por cada um de nós.
Branca de Neve e o Lobo Mau
E, além de lutar para voltar para casa, ainda devem encarar disputas entre as próprias fábulas (afinal, se são reais, tem opiniões diferentes, brigam e se divertem, não necessariamente tudo ao mesmo tempo...) e com outros inimigos menos conhecidos.
Resumindo um pouco, temos várias fábulas recontadas de uma maneira contemporânea e extremamente divertida.
Como o relançamento da série está acabando (no volume 22), acho que vale a pena correr atrás dos outros encadernados. Muito boa leitura!
Edição 21 (08/2015)  Quando saí a 22???????