segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Aos que passam e deixam suas lições

Umberto Eco
05/01/1932 - 19/02/2016
Não acredito ser necessário uma explicação sobre quem era, e muito menos sobre sua Obra, mas para os que conhecem e não o sabem ou para os que o sabem mas não o conhecem vou deixar aqui um pedaço das idéias deste Escritor (Maiúsculo mesmo, por ser dos bons), falecido na passada sexta em corpo porém imortal em palavras - Umberto Eco.
Entre besteiras, HQs e esportes vale sempre uma mensagem sincera para ressaltar o quão é importante esse hábito da leitura, e que ler é uma forma fantástica de entrar em contato com novos mundos, personagens, mas mais do que tudo de se conectar com o Autor, de estar na cabeça de outro e aprender com suas idéias e também a critica-las e saber que atravessando o texto encontramos a outra mente da qual estas são fruto, pois em parte a arte trata também do autor, não só das idéias.
Deixo aqui então alguns pensamentos de uma matéria que li, os quais achei interessantes compartilhar com nossos leitores. Para quem quiser mais, no fim do post a fonte, deixando bem claro que não é de autoria nossa e que todos os créditos vão ao original, ficando como nosso apenas a homenagem e a saudade que bons escritores deixam no coração dos leitores quando se vão, mas que pode sempre ser aliviada revisitando as (muitas) páginas do seu legado.

1. Sobre os livros
"Os livros não são feitos para alguém acredite neles, mas para serem submetidos à investigação. Quando consideramos um livro, não devemos perguntar o que diz, mas o que significa." - O Nome da Rosa

2. Sobre os pais
"Acredito que aquilo em que nos transformamos depende do que nossos pais nos ensinam em pequenos momentos, quando não estão tentando nos ensinar. Somos feitos de pequenos fragmentos de sabedoria." - O Pêdulo de Focault

3. Sobre Dios
"Quando os homens deixam de crer em Deus, não significa que não creem em nada: creem em tudo."

4. Sobre o amor
"O amor é mais sábio que a sabedoria." - O Nome da Rosa

5. Sobre os heróis
"O verdadeiro herói é herói por engano. Ele sonha em ser um covarde honesto como todo mundo."

6. Sobre os vilões
"Os monstros existem porque são uma parte de um plano divino e, nas características horríveis desses mesmos monstros, revela-se o poder do criador." - O Nome da Rosa

7. Sobre a poesia
"Todos os poetas escrevem poesia ruim. Os poetas ruins as publicam, os poetas bons as queimam."

8. Sobre o jornalismo
"Não são as notícias que fazem o jornal, mas o jornal é que faz as notícias, e saber juntar quatro notícias diferentes significa propôr ao leitor uma quinta notícia" - Número Zero

9. Sobre a internet
"As redes sociais dão o direito de falar a uma legião de idiotas que antes só falavam em um bar depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a humanidade. Então, eram rapidamente silenciados, mas, agora, têm o mesmo direito de falar que um prêmio Nobel. É a invasão dos imbecis" - ao jornalLa Stampa.

10. Sobre a corrupção
"Hoje, quando afloram os nomes de corruptos e fraudadores, as pessoas não se importam com isso, e só vão para a cadeia os ladrões de galinhas." - à agência EFE

Fonte: BBC Brasil

P.S.: Quem não leu "O nome da Rosa", faça o favor de ir ler, que é um bom jeito de começar.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Um resumo do SuperBowl #50 de leigo para leigos

E aí meu povo, tudo certo? Como é? Acharam que o blog estaria de recesso até a Páscoa? Pois erraram feio, vão ter que nos aturar mesmo com essa ressaca que estão!


 Como todos sabem ou deveriam, ontem 07/02/16 rolou o Super Bowl 50 (a final da NFL, Liga Nacional de Futebol Americano dos EUA) entre os Carolina Panthers e Denver Broncos, e como dizem que este evento é tão importante quanto uma final de Copa do Mundo de Futebol de verdade, aquele jogado com bola no pé e não com ovo na mão, resolvemos tecer alguns comentários, mesmo sendo leigos no assunto, de maneira que todos compreendam como foi a partida.

Devo confessar que apesar do Vitória Futebol Americano existir desde 2013, passei a assistir e entender um pouco das regras deste esporte apenas no final de 2015, então se você entende do assunto e achar que eu falei alguma besteira, pode xingar ali nos comentários. (Mentira, o Google bloqueia xingamentos hehehe).


Vamos ao que interessa que é bola no pé, digo, digo.. Ah, vocês entenderam.

O jogo foi marcado pelo ótimo trabalho das defesas e se a partida fosse do futebol que nós estamos acostumados, seria um daqueles que o torcedor diz “pode jogar até amanhã que não sai do 0x0”, na verdade seria um jogo de 1x0, já que os Broncos abriram o placar logo no início do certame com um chute de três pontos, e na metade do primeiro quarto aproveitou um vacilo do ataque dos Panthers para marcar, de contra-ataque, um Touchdown e um extra point, algo que seria como um zagueiro tomando a bola do armador adversário e balançando as redes.

A partir daí o jogo ficou truncado, com os ataques dos dois times tentando pontuar, mas sempre sem sucesso, sabe aquele jogo que a bola nunca sai das intermediárias? Pois bem.  No segundo quarto, o Panthers esboçou uma reação marcando um touchdown e um extra point, mas a defesa do Denver conseguiu se manter firme e segurar o ataque adversário.

Ao fim da partida, os Broncos aproveitou mais um erro do quarterback, o famoso meio-campo-de-armação-camisa-10-cérebro-do-time no futebol, que perdeu o controle da bola ao fazer o lançamento e no lance de ataque seguinte marcou mais um touchdown, dois pontos extras numa conversão de ataque e bateu o ultimo prego no caixão do Carolina. Final de jogo Broncos 24 x 10 Panthers.





Abraços e até a próxima!!


PS.: Para os interessados e desavisados, todas as palavras em destaque são links que levam para as regras, sites dos times, inclusive o face do Vitória F.A. e da NFL.


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Abertura da temporada 2016 e Projeto Eleição 2016, digo, Arena Barradão

Faaaala mô povo! Tô de vorta e sem essa balela de que estava ocupado, cheio de obra e sem tempo nem para respirar. A verdade verdadeira é que a tal da crise pegou minha internet emprestada para mandar um e-mail e demorou um tempão para devolvê-la. Mas deixemos essa conversa fiada para outro dia e vamos ao que realmente interessa!

Na última terça-feira (26/01), o Vitória abriu a temporada 2016 com um amistoso contra o Tianjin Quanjian (CHI), que traduzindo para o bom português fica “Time chinês do Plofexô Luxa”. Calma, não precisa ficar me xingando de tricolor, não vou discorrer sobre o jogo, o texto é sobre o evento que aconteceu antes do treino ataque-contra-defesa, que o Vitória venceu por 5x1, e o projeto da arena eleição, digo, Arena Barradão.


Abertura da temporada:
Num evento para abertura de temporada, como nunca tinha visto no Brasil, além do terceiro uniforme, chamado de Origens (gostei da camisa, mas não sei o quê que essa cor tem de relação com as origens do rubro-negro, não dá nem pra dizer que foi a primeira camisa de goleiro) e do elenco que iniciará a temporada 2016, o Leão apresentou à sua torcida praticamente todos seus atletas, teve time de vôlei, vôlei de praia, futsal, futebol americano, atletas de natação, jiu-jítsu, judô, remo, faltou só o time de basquete, que no momento do evento enfrentava a Liga Sorocabana pelo NBB no Ginásio de Cajazeiras, e foi representado por alguns atores.

Terceiro uniforme 2016

Atletas de diversas modalidades no gramado da FonteNova

O vice-presidente rubro-negro disse que ficou decepcionado com o publico, cerca de 9 mil pagantes, enquanto o narrador da SporTV achou que o evento foi mal divulgado. Vocês vão dizer que eu tenho má vontade com a atual diretoria, mas concordo com o cidadão da TV. Um evento deste porte, você deve utilizar todos as formas para divulgar, deixar claro o que vai acontecer, que vão ser apresentados atletas de várias modalidades esportivas, que o evento vai ser algo inédito no país, etc. e não ficar exaltando um time da segunda divisão chinesa que tomou 4x2 do Taubaté, 4x0 do Bragantino e 2x1 do XV de Piracicaba, como o Vitória fez.

Projeto Eleição 2016 Arena Barradão:
O projeto da Arena Barradão está realmente muito bonito, confira o vídeo na página oficial do Vitória no FB. Se realizado, será um dos melhores estádios brasileiros. O Leão divulgou no ultimo fim de semana o cronograma para a reforma do estádio. Cronograma que deixa como o prazo para entrega do projeto executivo junho/16, conclusão da captação de recursos dezembro/16, início das obras em janeiro/17 e reinauguração do Manoel Barradas em 13/05/19.
Projeto da Arena Barradão

Até aí tudo muito bem, tudo muito bonito, mas como diz minha avó, “gato escaldado tem medo de água fria” e acredita nessa diretoria, que entrou na justiça para derrubar o novo estatuto e as eleições diretas, quem quer. Devo lembrar que estamos em ano de eleições e nada melhor para colocar o eleitor a torcida do lado da atual diretoria que um projeto que transforma nosso caldeirão em uma arena. Espero ser surpreendido, mas infelizmente, ainda não acredito que este projeto sairá do papel, ao menos por enquanto. Nos resta aguardar.

É isso galera, espero que tenham gostado. 

Um abraço e até a próxima. Se a crise não surrupiar minha internet outra vez..

O Retorno do Regresso...

A volta dos Campeonatos Estaduais...
E, seguindo essa mesma linha de falta de vergonha, entre times, dirigentes e federações, nosso grorioso Campeonato Baiano também se iniciou nesse fim de semana.Então... é com grande alegria(?) que encaramos a volta dos tão queridos Estaduais... Mais uma ano vai, mais um ano vem e continuamos com torneios inchados, times e estádios que não têm a menor condição de receber grandes públicos (e mesmo pequenos públicos também...) e pouca presença do torcedor. Enfim, de norte a sul, começaram os estaduais.
Vale lembrar que, se lei fosse respeitada no Brasil, vários times não poderiam disputar os campeonatos (Botafogo e Bangu, para citar dois exemplos fora da Bahia), já que não possuem as CND (certidões negativas de débitos), sem as quais os times não poderiam entrar em campeonatos... Contudo, como no Brasil tem lei “que pega” e “que não pega”, essa não pegou... Segundo a FBF, as CND só serão necessárias em 2017. Assim, o Galícia conseguiu jogar esse ano.
Graaaaande criadora de regulamentos...
No Baianão, a curiosidade é que se espera tanto que Bahia e Vitória cheguem a final que o regulamento diz que a vaga na Série D é do 3º colocado. Logo, se um time do interior for campeão ou ficar em segundo lugar, NÃO disputa a série D. Legal isso, não?
Então, vamos a um resumo dessa primeira rodada:
Vitória 3x0 Jacuipense
No Vitória, os estreantes Marinho e Alípio, além do sempre desacreditado Arthur Maia, fizeram os gols. Correndo alguns riscos na defesa (antes de fazer 1x0, a Jacuipense não abriu o placar porque Fernando Miguel voltou bem!), o Vitória conseguiu controlar o jogo e se impor no Barradão, para pouco mais de 7000 presentes. Além disso, no segundo tempo, em pênalti bem marcado, mais uma vez, a estrela de Fernando Miguel brilhou e ele defendeu o Pênalti cobrado por Tiago Orobó.
O destaque do jogo ficou por conta da bela estreia de Marinho que, além do gol, deu uma assistência para Arthur Maia e quase marcou outro. Além disso, o time mostrou capacidade de criar jogadas e finalizar. 
Juazeirense 2x3 Bahia
Já o Bahia saiu atrás no placar, em um vacilo da Zaga, e empatou com Hernane “brocador”. Bom apontar que ambos os gols foram de Pênalti. Contudo, no Pênalti para o Bahia, como o zagueiro Braz foi expulso, o Juazeirense teve de jogar todo o segundo tempo com um a menos. E, sob um sol forte, contra um time maior, o Juazeirense até foi valente.
Com um jogador a mais, o Bahia foi para frente e fez o segundo com Edigar Junio. E, apesar de ter a vantagem numérica, a zaga do Bahia falhou e Ebinho ganhou na corrida dos zagueiros e empatou o jogo.
Como o empate não interessava, o Bahia voltou ao ataque e, em bela troca de passes, fez o terceiro, com Luisinho tocando para o Brocador fazer mais um.
Uma curiosidade desse jogo: O mando de campo era da Juazeirense, que manda seus jogos em Juazeiro, no Adauto Morais. Como o gramado está sendo reformado, o jogo não pode ser realizado lá. E, para onde o jogo foi transferido? Para Pituaçu, estádio em Salvador, estádio onde o Bahia mandava seus jogos até 3 anos atrás... É amigos. Time pequeno sofre...
Bahia de Feira 2x0 Feirense
E, como nesse baianão de meu deus, sempre tem mais histórias, dois times de Feira de Santana se enfrentaram em... Senhor do Bonfim??? Pois é. Como o Joia da Princesa não tem condições, mais uma mudança de cidade...
Marcaram pelo Bahia de Feira Matheus e Jarbas.
Flamengo de Guanambi 0x0 Vitória da Conquista
Colo Colo 0x0 Fluminense de Feira
Os dois últimos jogos de Domingo, pelo baianão, terminaram em 0x0.
E, teremos ainda um último jogo, ainda pela primeira rodada, em 11/02, a ser disputado por Galícia e Jacobina, na Arena Fonte Nova.


E ficamos por aqui por hoje... depois do carnaval, se tudo der certo, a gente volta aqui pra falar mal de novo...