segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O Retorno do Regresso...

A volta dos Campeonatos Estaduais...
E, seguindo essa mesma linha de falta de vergonha, entre times, dirigentes e federações, nosso grorioso Campeonato Baiano também se iniciou nesse fim de semana.Então... é com grande alegria(?) que encaramos a volta dos tão queridos Estaduais... Mais uma ano vai, mais um ano vem e continuamos com torneios inchados, times e estádios que não têm a menor condição de receber grandes públicos (e mesmo pequenos públicos também...) e pouca presença do torcedor. Enfim, de norte a sul, começaram os estaduais.
Vale lembrar que, se lei fosse respeitada no Brasil, vários times não poderiam disputar os campeonatos (Botafogo e Bangu, para citar dois exemplos fora da Bahia), já que não possuem as CND (certidões negativas de débitos), sem as quais os times não poderiam entrar em campeonatos... Contudo, como no Brasil tem lei “que pega” e “que não pega”, essa não pegou... Segundo a FBF, as CND só serão necessárias em 2017. Assim, o Galícia conseguiu jogar esse ano.
Graaaaande criadora de regulamentos...
No Baianão, a curiosidade é que se espera tanto que Bahia e Vitória cheguem a final que o regulamento diz que a vaga na Série D é do 3º colocado. Logo, se um time do interior for campeão ou ficar em segundo lugar, NÃO disputa a série D. Legal isso, não?
Então, vamos a um resumo dessa primeira rodada:
Vitória 3x0 Jacuipense
No Vitória, os estreantes Marinho e Alípio, além do sempre desacreditado Arthur Maia, fizeram os gols. Correndo alguns riscos na defesa (antes de fazer 1x0, a Jacuipense não abriu o placar porque Fernando Miguel voltou bem!), o Vitória conseguiu controlar o jogo e se impor no Barradão, para pouco mais de 7000 presentes. Além disso, no segundo tempo, em pênalti bem marcado, mais uma vez, a estrela de Fernando Miguel brilhou e ele defendeu o Pênalti cobrado por Tiago Orobó.
O destaque do jogo ficou por conta da bela estreia de Marinho que, além do gol, deu uma assistência para Arthur Maia e quase marcou outro. Além disso, o time mostrou capacidade de criar jogadas e finalizar. 
Juazeirense 2x3 Bahia
Já o Bahia saiu atrás no placar, em um vacilo da Zaga, e empatou com Hernane “brocador”. Bom apontar que ambos os gols foram de Pênalti. Contudo, no Pênalti para o Bahia, como o zagueiro Braz foi expulso, o Juazeirense teve de jogar todo o segundo tempo com um a menos. E, sob um sol forte, contra um time maior, o Juazeirense até foi valente.
Com um jogador a mais, o Bahia foi para frente e fez o segundo com Edigar Junio. E, apesar de ter a vantagem numérica, a zaga do Bahia falhou e Ebinho ganhou na corrida dos zagueiros e empatou o jogo.
Como o empate não interessava, o Bahia voltou ao ataque e, em bela troca de passes, fez o terceiro, com Luisinho tocando para o Brocador fazer mais um.
Uma curiosidade desse jogo: O mando de campo era da Juazeirense, que manda seus jogos em Juazeiro, no Adauto Morais. Como o gramado está sendo reformado, o jogo não pode ser realizado lá. E, para onde o jogo foi transferido? Para Pituaçu, estádio em Salvador, estádio onde o Bahia mandava seus jogos até 3 anos atrás... É amigos. Time pequeno sofre...
Bahia de Feira 2x0 Feirense
E, como nesse baianão de meu deus, sempre tem mais histórias, dois times de Feira de Santana se enfrentaram em... Senhor do Bonfim??? Pois é. Como o Joia da Princesa não tem condições, mais uma mudança de cidade...
Marcaram pelo Bahia de Feira Matheus e Jarbas.
Flamengo de Guanambi 0x0 Vitória da Conquista
Colo Colo 0x0 Fluminense de Feira
Os dois últimos jogos de Domingo, pelo baianão, terminaram em 0x0.
E, teremos ainda um último jogo, ainda pela primeira rodada, em 11/02, a ser disputado por Galícia e Jacobina, na Arena Fonte Nova.


E ficamos por aqui por hoje... depois do carnaval, se tudo der certo, a gente volta aqui pra falar mal de novo...

Um comentário:

  1. A FBF e a aceitação desses mandos de campo sem critério, ou com muito critério... Inversão total de mando nesse jogo.

    ResponderExcluir